A retração gengival é caracterizada pela diminuição da porção de gengiva que fica ao redor do dente, deixando a raiz dentária exposta. Normalmente esse problema, que também é conhecido por recessão gengival, se instaura lentamente, mas de forma progressiva, com a gengiva se retraindo ao longo do tempo. A condição pode aparecer em apenas um dente ou em vários ao mesmo tempo.
Esse problema tem cura e pode ser contornado. No entanto, se não for tratado a tempo e adequadamente, pode acarretar consequências graves, como causar infecções ou até levar à perda do dente e danificar osso e tecido da região. Por isso, ao observar sintomas ou alterações na gengiva, busque orientação junto a um dentista especializado. Lembre-se que, quanto mais cedo um problema de saúde é diagnosticado e tratado, mas eficaz e satisfatória tende a ser a recuperação.
Sintomas da retração gengival
Entre os sintomas, além do próprio encolhimento da gengiva e da exposição do dente, pacientes também relatam que observaram sangramento das gengivas após a escovação dos dentes ou o uso do fio dental, dores, mau hálito, aumento de sensibilidade e vermelhidão na gengiva.
Fatores de risco
A retração na gengiva pode aparecer em qualquer fase da vida, mas costuma ser mais frequente em pessoas com mais idade. Pessoas que fumam, têm diabetes ou que possuem uma alimentação desregrada também têm mais chances de contrair o problema. Outros fatores também contribuem para o surgimento da retração gengival, como infecção da gengiva, acúmulo de tártaro, uso de determinados medicamentos, bruxismo, uso de piercings na boca, alterações hormonais, lesões causadas pelo uso excessivo de força durante a escovação dos dentes e até mesmo fatores genéticos.
Prevenção da retração gengival
Uma das formas de prevenir o problema é manter sempre uma boa higiene oral, que inclui a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia ou sempre depois de refeições e o uso de fio dental. Optar por uma alimentação equilibrada, com ingestão frequente de frutas, legumes e verduras, também contribui de forma positiva para a saúde bucal.
Além disso, realizar limpeza junto a um profissional capacitado também ajuda a diminuir a probabilidade de problemas na boca.
Tratamento
O tratamento a ser indicado pelo profissional vai depender da causa e da gravidade do problema. Se a retração gengival é causada por uma infecção, por exemplo, ela deve ser tratada. Se a condição surgiu devido ao acúmulo de tártaro, é possível que o dentista indique a limpeza dentária feita em consultório. Em casos mais graves, o profissional pode recomendar uma cirurgia que consiste encobrir novamente a porção do dente que está exposta, reposicionamento a gengiva ou até utilizando enxerto.