Popularmente conhecido como os dentes do juízo, os sisos são os últimos a romperem a gengiva e surgirem na boca. No total são quatro dentes, dois superiores e dois inferiores, que nascem de forma aleatória. Esses dentes, conhecidos como terceiros molares, ficam atrás de todos os outros, na parte mais profunda da boca, e ajudam na fase final da mastigação.
Em geral, a formação desse dente se completa por volta dos 15 a 25 anos. Nessa fase, como a dentição já está completa, os sisos podem não encontrar espaço suficiente para a erupção, o que pode causar uma série de problemas. Por isso, a cirurgia para extrair o siso pode ser indicada.
Se esse dente ainda não tiver nascido por volta dos 17 anos de idade, o recomendado é procurar um profissional para fazer uma avaliação para investigar se o dente está pressionando ou empurrando os demais.
Normalmente, a cirurgia para extração é indicada quando o siso nasceu em uma posição inadequada na boca, está pressionando os demais dentes ou machucando outras partes da boca (como a bochecha). Como esse dente fica na parte mais interna da boca, fazer a higienização correta pode ser um pouco mais difícil, o que pode resultar em cárie, outro fator que também contribui para a retirada do siso.
Como os quatro sisos podem interferir de formas diferentes na boca, é indicado realizar uma avaliação junto ao profissional, que irá recomendar a extração ou não desses dentes. O procedimento para retirada pode ser feito quando o dente ainda não nasceu ou depois que ele já rompeu a gengiva.
A cirurgia para extração de um siso costuma ser simples e leva, em geral, cerca de meia hora por dente – podem ser removidos um ou mais sisos no procedimento, conforme acordado entre o médico e o paciente.
A cirurgia pode ser feita no próprio consultório e não exige período de internação. Nos dias seguintes ao procedimento, o paciente deverá ter alguns cuidados na hora da higienização dos dentes e ao abrir e fechar a boca. É recomendado também que alimentos sólidos e quentes sejam evitados nos primeiros dias. O cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas também devem ser evitados nesse momento.
O profissional pode recomendar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos por um determinado período de tempo. Após alguns dias do procedimento, o paciente deve voltar ao consultório para a retirada dos pontos e avaliação.