Um procedimento clínico para melhorar a aparência dos dentes, o clareamento dental é um tratamento realizado para deixar o sorriso mais branquinho, sem o aspecto amarelado. Este método está cada vez mais popular, pois influencia na autoestima do paciente. A técnica independente de sua escolha e indicação, melhora o aspecto visual dos dentes, proporcionando um sorriso com aparência mais bonita e saudável.
Procedimento
Existem alguns tipos de clareamento dental. O método mais comum é o clareamento caseiro realizado sob supervisão do dentista. O paciente utiliza um kit fornecido pelo profissional, que orienta e acompanha o tratamento. Outra técnica é a laser, realizada apenas no consultório. Há, ainda, a opção de combinar as duas técnicas para obter melhores resultados.
Orientações
É importante ressaltar que o clareamento pode fazer com que os dentes fiquem mais sensíveis em consequência dos produtos utilizados no tratamento. Portanto, um bom planejamento do tipo do clareamento a ser feito e a concentração do clareador são fatores importantíssimos a serem avaliados pelo dentista. Fatores como a presença de cáries e infiltrações devem ser analisados previamente. Assim como as alterações gengivais inflamatória necessitando de uma resolução antes do tratamento clareador.
Em geral, este procedimento não é indicado para menores de 15 anos e mulheres em período de gestação. O indicado é que o tratamento seja feito apenas em pacientes com a saúde bucal em dia.
Outro aspecto importante é que não necessariamente os dentes ficarão tão brancos quanto o paciente havia idealizado. A técnica consegue clarear os dentes em alguns tons. Mas a cor final, após o procedimento, irá variar conforme o tom específico do dente de cada paciente.
Cuidados
Após o tratamento, o paciente deve seguir alguns cuidados básicos. Um deles é evitar o consumo de alimentos que tenham alta taxa de acidez e de alimentos mais coloridos, como beterraba, cenoura, café e até vinho tinto. A higiene da boca também deve ser feita com cuidado e seguindo as orientações do dentista. O uso de cigarros e de bebidas alcoólicas também deve ser evitado nos dias seguintes ao clareamento.
Conte com um profissional
Apesar de ser um procedimento simples, é importante que seja realizado por um profissional, que irá acompanhar todos os passos do procedimento, desde a orientação até a finalização. Para realizar esse procedimento, o ideal é conversar com um profissional da área para avaliar o seu quadro individualmente e indicar qual a melhor técnica para o seu caso.