Doença relativamente comum, a PERIODONTITE é uma doença infecto-inflamatória que acomete o periodonto, que seriam os tecidos que suportam e protegem os dentes. Constituído por gengiva, osso, ligamento periodontal e cemento radicular, o periodonto é um complexo multifuncional importantíssimo na saúde bucal. Na presença de patógenos (placa bacteriana), alterações sistêmicas ou imunológica do paciente consequentemente ocorre alterações no periodonto. Entre as principais características clínicas da periodontite está o sangramento gengival, conhecida como gengivite, o estágio inicial da doença periodontal. Outras características ou sintomas como o amolecimento do dente, vermelhidão na gengiva (edema), exposição da raíz dentária junto á sensibilidade dentinária já indicam um estágio mais avançado desta patologia.
Nem sempre a infecção causa dor ao paciente, dificultando que o problema seja percebido. Além disso, também podem indicar a periodontite o mau hálito de forma frequente e alterações no paladar.
Entre os fatores que podem aumentar as chances de essa condição surgir, estão falta de higiene bucal correta, avanço da idade ou predisposição genética, tabagismo ou consumo alto de bebidas alcoólicas, diabetes e alimentação desequilibrada.
Por isso, é recomendado manter bons hábitos de higiene bucal, incluindo o uso de fio dental diariamente, além de escovar bem os dentes de duas a três vezes ao dia e sempre depois de fazer refeições. Uma boa alimentação, com ingestão frequente de frutas, legumes e verduras, também irá ajudar.
O diagnóstico desse problema deve ser feito por um profissional capacitado. Normalmente, o tratamento envolve a remoção do acúmulo de placa bacteriana e tártaro dos dentes, feita pelo dentista. Em alguns casos, o procedimento cirúrgico pode ser recomendado para a reparação da gengiva e da sustentação dos dentes. Em casos mais complexos, é possível que seja necessário retirar um ou mais dentes para que a periodontite não se agrave.
Vale ressaltar que realizar visitas frequentes ao dentista ajuda prevenir agravamento de doenças. E lembre-se: quanto mais cedo um problema de saúde é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de um resultado satisfatório.